No Sobe e Desce das Sazonalidades
O decorrer do ano é como uma montanha russa para os negócios. Seja na compra, na venda, no atacado, no varejo, ou mesmo no tipo de produto a se consumir. São as chamadas sazonalidades.
E para lidar com essa oscilação, toda empresa deve estar preparada para qualquer solavanco que possa surgir, para manter-se nivelada ou mesmo a frente da concorrência. E aqui vão algumas preciosas dicas:
- Planejamento (recite esse mantra!)
Quase tudo o que fazemos na vida necessita de planejamento, desde coisas mais simples, como ir à padaria e saber o tipo leite e quantos pães vai levar, como a quantidade e o modelo de EPI´s conforme a obra a ser executada. Com esse cronograma, evitam-se atrasos, acúmulo da demanda, e claro, a escassez do produto.
- Conhecer os fornecedores
Todo fornecedor tem seu ritmo de operação, e sempre é necessário conhecer o parâmetro de cada um. Como quais os prazos para pagamento e entrega, por exemplo. Essas condições muitas vezes tem variação de acordo com sazonalidade. E claro, os fornecedores devem ser confiáveis e ter flexibilidade para atender as mudanças súbitas como um possível aumento de aquisição de produtos.
- Conte sempre com um plano B
Sempre existem mudanças no andar da carruagem que não está previsto no cronograma. Sendo assim, é de grande utilidade estar atento a essas possíveis “viradas de mesa”, como, por exemplo: necessidade do aumento de contingente operacional, do aumento da frota, do aumento do espaço para armazenamento, enfim… uma gama de situações que nos faz contar sempre com uma carta na manga.
Para o nosso setor, o começo do ano é sempre o mais competitivo, fazendo com que durante o fim do ano, as compras de EPI´s sejam antecipadas. Evitando maiores dores de cabeça com o acúmulo da demanda.